sexta-feira, 7 de março de 2008

Cepea divulga PIB do agronegócio de Minas Gerais

Está disponível no site do Cepea números e análises detalhados sobre o desempenho do PIB do Agronegócio de Minas Gerais, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
No ano, o PIB agro de Minas cresceu 8,27%, atingindo R$ 70,2 bilhões (a preços de 2007). Tal cifra indica que o PIB Agro de Minas representa 11,28% do PIB Agro do Brasil.
A agricultura mineira chamou a atenção por seu desempenho dual: bom para grãos, ruim para cana e café. Os preços dos grãos, devido às fortes demandas por carne e energia, acham-se firmes, com projeção de que assim continuem. O açúcar, porém, passou por uma fase de preços baixos em decorrência da grande produção mundial, com agressiva presença da Índia. Como conseqüência, a expressiva produção do etanol acabou derrubando o preço deste outro derivado. O café, com forte queda de produção ligada à sua natural bianualidade e a condições climáticas adversas, também acabou por drenar recursos do segmento de lavouras.
Do lado da pecuária deve-se destacar o leite, de alta relevância no agronegócio mineiro, que se distinguiu pela conjunção de maior produção com crescente exportação e consumo interno. A conjuntura favorável resultou em preços bem mais elevados no ano de 2007.

Gestão da EMATER-MG motiva extensão rural de Mato Grosso


Pela quarta vez, a Emater-MG recebe visita de equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT). O grupo, composto de três integrantes, veio conhecer de perto, o sistema de gestão da empresa mineira de extensão rural com a intenção de adaptá-lo à realidade do Estado do Mato Grosso. O tipo de gestão adotado pela Emater-MG atraiu, só no ano passado, o interesse de diversas instituições, entre elas, entidades públicas de assistência técnica e extensão rural de mais de 15 estados.
"A Emater-MG é uma referência no país, por isso viemos aqui para ver entre outras coisas, o gerenciamento pelas diretrizes (GPD), o gerenciamento de projetos e de despesas. Também temos interesse na parte de informática", disse Ana Maria Sales, que integra a missão da Empaer-MT. Além dela, faz parte da equipe, Sérgio Mazeto, coordenador de Crédito Rural e apoio da área da Tecnologia da Informação e Adolfo Zaniti, assessor da Presidência e apoio da área da Tecnologia da Informação.
Segundo Ana Maria, desde a visita de outras equipes à Emater-MG, em 2007, a empresa pública mato-grossense já "deu um salto de qualidade" em seus serviços. De acordo a técnica de Planejamento, a Empaer-MT passa por um processo de revitalização, depois de um período difícil e por isso está apostando na área de gestão, contando para tanto com parcerias de intercâmbio e de cooperação técnica. "A experiência de vocês (Emater-MG) é rica e vai permitir a gente queimar etapas e otimizar o tempo", aposta a extensionista mato-grossense.
Para recepcioná-los, a Emater-MG estabeleceu no período de 03 a 07 de março, uma programação que incluiu na segunda-feira (03 de março), visita e recepção ao Projeto Memória (foto), informações sobre a Extensão Rural para Resultados, Cadastro do Público da Emater-MG e Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD). Na terça-feira (04 de março), o tema foi Gerenciamento de Projetos (GP), enquanto na quarta-feira (05 de março), a agenda versou sobre os Programas e Projetos do Departamento Técnico (Detec) e o Gerenciamento de Projetos no Detec. Na quinta-feira, os extensionistas mato-grossenses conheceram mais sobre as ferramentas de gestão, Gerencimento Matricial de Despesas (GMD), Rede de Gestão Estratégica e Projeto Inovar. O encerramento da visita nesta sexta-feira (07 de março) prevê que a equipe visite duas unidades, uma regional e outra local.
A Empaer-MT tem 43 anos e é estruturada em nove regionais, 129 escritórios municipais, 11 campos experimentais, dois centros regionais de pesquisas, quatro viveiros de produção e um escritório central. Até o momento, segundo Ana Maria, a Empaer-MT adotou modelos inspirados na experiência da extensão rural mineira, como os convênios com prefeituras municipais e a utilização de avançadas metodologias pedagógicas de capacitação de agricultores familiares e de extensionistas, como a Mexpar e a prevista no Projeto Inovar, ambas amplamente utilizadas pela Emater-MG.

terça-feira, 4 de março de 2008

Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu


Esta tudo pronto para a realização da 12ª edição do Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu .Ele acontecerá entre os dias 12 á 14 de março, no Parque de Exposições de Manhuaçu Serão três dias de debates, apresentações de trabalhos, palestras e passeios por fazendas de café. O evento começa no dia 12 de março, às 9h00, e termina no dia 14, com o já tradicional passeio á Fazenda Experimental da Heringer, localizada no município de Martins Soares.
Recuperação de renda do produtor, qualidade da produção, novas tecnologias de transporte, armazenagem e cultivo e perspectivas futuras da cafeicultura nacional e mundial serão assuntos no evento.
Além de deputados e autoridades, confirmaram presença o Secretário de Estado de Agricultura, Gilman Viana e o Presidente do Sebrae-MG e da Faemg, Roberto Simões.
A maior novidade do simpósio será a transmissão ao vivo pelo Canal Rural para todo o país durante a abertura.
A expectativa dos organizadores é receber público de 1.200 pessoas entre produtores, exportadores, indústrias, estudantes, técnicos e lideranças da cafeicultura.

Milho transgênico produz proteína anti-HIV

Um grupo internacional de cientistas conseguiu produzir por meio de engenharia genética no milho uma proteína capaz de combater o vírus HIV, da aids. O grupo, liderado por Paul Christou, da Universidade de Lleida (Espanha), contou com financiamento de US$ 18,4 milhões da União Européia.
O anticorpo 2G12 já era extraído de mamíferos transgênicos. A nova solução barateará custos, favorecendo o tratamento em países pobres.
Fonte: O Estado de SP